Dicas Para Escrever

Em parceria com a Writing With Success, o OUAT disponibilizará dicas para escrever, sobre gramática, design de texto, toques especiais.

Inspiração - É, talvez, a parte mais difícil de escrever, pois é algo totalmente vago. A inspiração pode vir de qualquer lugar, portanto é sempre bom estar atento ao que acontece à sua volta. Qualquer desabafo de um desconhecido, situação do dia-a-dia pode ser motivo para uma boa história!

Gramática - Você não precisa, é claro, saber de tudo da língua: é uma diversão. Mas daí a escrever sem pontuação, com palavras abrevidas, mil e um erros de português? Isso não. Ninguém aqui é obrigado a entender o que você escreve em bígrafos - custa, afinal, escrever corretamente? A perfeição não existe, claro, mas melhorar sempre é possível.

Internetês - Tente, ao menos, escrever sem abreviar. Em casos extremos, temos até que parar em alguma palavra para traduzir. Poupe o trabalho do leitor! Lembre-se de que não é todo mundo que consegue ler e escrever em internetês sem um "ah, não, por Deus..." chegar à ponta da língua. Se não quer fazer por você, faça pelo leitor.

Título - O título é o que fará o leitor clicar (ou não) em seu texto, conto, crônica ou seja lá o que for. Por essas e outras, é de extrema importância que você escolha um título condizente com sua história, e, principalmente, não muito complicado de se lembrar.

Talvez, em sua história, o melhor seja batizá-la com o nome do protagonista - assim foi com Harry Potter, e até mesmo o famoso Rei Artur. Ou, caso não seja de seu agrado, pode também utilizar-se de uma caracteristica do personagem, como foi feito em A Rainha da Fofoca e A Mediadora.

São muitas as opções de título, assim como são muitas as fontes em que pode se inspirar. Numa música, num programa, num outro livro, numa frase.

Mas, é claro, ainda há outras opções. Um lugar é sempre uma boa idéia: A Torre Negra, ou A Cabana, por exemplo. Talvez, se não quiser, uma data: veja 1984. Quiçá, até mesmo um ponto da história, como foi feito em A Intimação. São diversas opções, é você quem escolhe.

Agora, uma coisa que se deve lembrar é a facilidade do título. Se você criar um título grotesco e enorme, ninguém lembrará, mesmo que chame atenção: como então vou buscá-lo, procurar lê-lo? Títulos que são, na verdade, nomes de doenças, às vezes são complicados justamente pelo tamanho ou pela dificuldade de escrevê-los. Nesses casos, tente puxar para uma característica importante da história ou do personagem - facilite para o leitor.

Plágio – Nunca, nunca, em nenhuma possibilidade copie algo de alguém! Isso é a coisa mais ridícula que um blogueiro pode fazer. Inspiração? Claro que acontece! Você está passando por um blog, lê um texto de diz “Poxa, poderia escrever sobre esse tema.”. Até aí tudo bem. Mas é diferente você ir lá, colocar um frase igual, colocar o mesmo título ou copiar o texto inteiro!

Quer mais dicas? Tem dúvida sobre alguma coisa? Peça aqui mesmo ou no formspring do OUAT!